Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

PROJETO CORES E FORMA ED. INFANTL


PROJETO
CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL




1
) Tema:
 Brincando com Cores e Formas

2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.

3) Justificativa

      Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identifica-las.      

4) Perfil do grupo

Crianças de três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

5) Objetivos
-
Conceituais:
•      Identificar cores e formas.
•      Nomear cores e formas.
•      Ampliar vocabulário.
•      Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
•      Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:
•      Conhecer e nomear cores e formas.
•      Aprender a usar as cores.
•      Reproduzir cores e formas.
•      Ampliar vocabulário.
•      Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
•      Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
•      Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
•      Ampliar o conhecimento do mundo.
•      Desenhar a partir do que foi observado.

-
Atitudinais:
•      Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
•      Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
•      Deleitar-se no momento de desenhar.
•      Apreciar as artes visuais.
•      Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

6) Janelas:
•      Linguagem oral e escrita.
•      Artes visuais.
•      Natureza e sociedade.
•      Matemática.
•      Movimento.
•      Música.

7) Etapas

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). 


- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).


- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado.


- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?, Etc.


- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da
bandinha;


- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música;


- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;


- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;


- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de
frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);


- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores
trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.


- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.


- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.


- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.


- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.


- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.


- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu; 

- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;


- Brincar com massinha nas cores do arco íris;


- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.


- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem
de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.


- Organizar um aquário na sala com um peixinho;


- Escolher um nome para o peixinho;


- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e
como proceder;


- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.


- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;


- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que
a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;


- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho
para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa.


- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.


- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as
Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e
permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com
interferência).


- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;


- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas
geométricas usadas;


- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.


- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;


- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.


- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera. 

- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.


- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos
coloridos;


- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma
pinte como quiser.


- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários
amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar
um mosaico da bandeira.


- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.


- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas
coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.
Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor
para guardar.


- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.


- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo
azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado
vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

8) Avaliação
•      Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.

9)Duração
•      Aproximadamente o ano todo

Nenhum comentário:

Postar um comentário